Apartamento Santa Cecilia
Ano de conclusão da obra: 2024
Área: 60m²
Localização: São Paulo SP
Programa: Interiores de Apartamento
Arquiteto Líder: Luiza Andrade e Laís Labate
Créditos fotográficos: Julia Novoa
Localizado na região da Santa Cecília, no centro de São Paulo, o apartamento de 60m² foi projetado para um casal jovem em que os dois trabalhavam em casa, gostavam de receber os amigos e tinham uma vasta coleção de livros.
Partindo dessa diretriz, a parede entre a cozinha e sala foi demolida, criando uma mesa com tampo de pedra que além de ser um suporte para cozinhar, conecta a sala à cozinha para visitas. Na área do frontão da bancada, para ampliar o espaço de armazenagem, foi criada uma alvenaria baixa revestida por ladrilhos hidráulicos com uma padronização específica para esse local, que funciona como prateleira para temperos e afins.
Foi criado também um armário duplo que divide a cozinha da área privativa (quartos e corredor) que funciona como roupeiro para o corredor e despensa para cozinha. A porta em serralheria e vidro canelado divide o espaço da cozinha com uma pequena varanda de serviço, onde ficam uma pequena horta, máquina de lavar roupa e varal.
Na sala foi pensada para ser um ambiente flexível, podendo tanto receber amigos como ser um ambiente calmo, para leitura e projeção de filmes. Foi criada então uma grande estante em serralheria em toda extensão da parede para expor a coleção de livros do casal e também conter um painel blackout onde filmes poderiam ser projetados.A sala dá acesso à varanda com uma porta de madeira que foi restaurada durante a obra.
O armário responsável pela divisão sala x cozinha orienta as áreas mais íntimas do projeto.
O banheiro tem uma proposta descontraída com os mesmos ladrilhos hidráulicos - porém em uma cor invertida - da cozinha, criando uma mesma identidade para ambos os ambientes. Para ressaltar os ladrilhos, preferimos utilizar uma única folha de vidro temperado para o box, com perfis metálicos discretos.
Por último temos o escritório, onde seguindo a proposta de leveza, trazemos a proposta da serenidade do projeto que conversa com os detalhes em madeira do ambiente. Trouxemos um banco em concreto pegando toda a parede da janela que dá a cara ao escritório, contando com um armário com nichos embaixo, propondo funcionalidade e praticidade.



























